Nova Era

O Movimento Nova Era tem muitas sub-divisões, mas é geralmente uma coleção de sistemas de ensino metafísicos de influência oriental, um conglomerado de teologias, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação, "pensamento correto" e "conhecimento correto". É uma teologia de "bem-estar", "tolerância universal" e "relativismo moral".
Na Nova Era o homem é o centro. Ele é visto como divino, como co-criador, como a esperança de um futuro de paz e harmonia. Uma citação de um representante poderia ser: "Eu sou afetado apenas pelos meus pensamentos. É tudo o que é necessário para a salvação vir ao mundo. Por este simples pensamento qualquer um pode livrar-se de todos os medos.” Acourse in Miracles, The Foundation for Inner Peace, Huntington Station, N.Y. Lesson 228, p. 461.)
O MNE é difícil de definir porque "não há hierarquias, dogmas, doutrinas ou membresia". É uma coleção, ou ajuntamento de diferentes teologias com um fio comum de tolerância e divergência tecendo seu tapete de "verdade universal".
O termo "Nova Era" (New Age) refere-se à Era de Aquário que, de acordo com seus seguidores, está se iniciando. Supostamente trazendo uma promessa de paz, iluminação e reunificação do homem com Deus. O homem é considerado como separado de Deus, não por causa do pecado (Is 59:2), mas devido à falta de entendimento e conhecimento acerca da natureza de Deus e da realidade.
A Nova Era é um sistema religioso com duas crenças básicas: Divindade Evolucionária e Unidade Global.
O que é divindade evolucionária?
a) É o próximo passo na evolução, que não será física, mas espiritual:Na sua maior parte, o MNE expõe a evolução, tanto do corpo como do espírito. O homem está em desenvolvimento e logo dará um salto adiante em direção a novos horizontes espirituais. Muitas práticas da Nova Era são desenvolvidas para dar um empurrão em direção a este horizonte. Algumas destas são: a projeção astral, que é o treinamento da sua alma para deixar o seu corpo e viajar por aí; contato com os espíritos para que eles falem através de você ou para guiá-lo; uso de cristais para purificar os sistemas de energia do seu corpo e da sua mente; visualização, onde você usa a imaginação mental para imaginar a si mesmo como um animal, na presença de um ser divino, ou sendo curado de uma doença, etc.
b) Divindade Evolucionária também significa que a humanidade logo verá a si mesma com deus, como o "princípio do Cristo".- O MNE ensina que a natureza básica do homem é boa e divina. Isto é o oposto do que a Palavra de Deus diz...I) Que nós somos pecadores: "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte sobreveio a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5:12, NVI).II) E que a nossa natureza é corrupta: "Outrora todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros éramos por natureza merecedores da ira" (Ef 2:3, NVI).
c) Ensina que, como o homem é divino por natureza, ele então tem qualidades divinas.Esta é uma parte importante do pensamento do MNE Porque a maioria dos seguidores da Nova Era acreditam que são divinos, acreditam então que podem criar a sua própria realidade. Se, por exemplo, uma pessoa acredita que a reencarnação é verdadeira, então isto é certo porque esta é a sua própria realidade. Se outro, porém, não acredita nela, isto é certo também porque esta seria a realidade dele. Eles podem, cada um, ter as suas próprias realidades "que seguem caminhos diferentes"
d) Em contraste com isto, a Bíblia diz que Deus é o único criador: "Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra" (Is 44:24, ARA).
e) O seguidor da Nova Era que acredita em sua própria divindade e habilidade para criar usurpa a autoridade e posição de Deus. Ele ainda está dando ouvidos às mentiras que o Diabo falou para Eva dizendo que ela seria como Deus (Gn 3:5)3) O que é Unidade Global?O segundo maior elemento do MNE, é a Unidade Global que consiste em três grandes divisões: Homem com Homem, Homem com a Natureza e Homem com Deus.I. Homem com Homem.a) O MNE ensina que todos aprenderemos a nos relacionar com a nossa própria divindade com um outro e atingir a harmonia e amor mútuo e aceitação através da realização e aceitação deste conhecimento da sua própria divindade.- Dentro esta harmonia esperada está a unidade econômica. O seguidor da Nova Era está à procura de um único líder que, com os princípios da Nova Era, guiará o mundo a uma economia única e harmonicamente abrangente.- Também tem a esperança de que este líder leve a humanidade à unidade espiritual, isto é, a uma religião mundial.b) A esperança do seguidor da Nova Era é reminiscência das Escrituras que falam da vinda do Anti Cristo:- 2 Ts 2:3-4, "Ninguém, de modo nenhum, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.." Veja também Ap 13:17,14:9,11; 16:2; 19:20.II) Homem com a Natureza.a) Desde que o MNE diz que Deus é tudo e tudo é Deus, então a natureza também é parte de Deus. O homem deve então, sintonizar-se com a natureza e aprender a cultivá-la e ser cultivado por ela. Ou seja, todas as pessoas podem unir-se.b) Filosofias dos Índios Americanos são populares entre os seguidores da Nova Era devido ao seu foco na terra, na natureza e no relacionamento do homem com elas.c) A filosofia da Nova Era geralmente procura misturar estas filosofias que colocam o homem e a natureza em um mesmo nível. Nós não seríamos mais ou menos importantes que nossos primos os animais, pássaros ou peixes. Nós deveríamos viver em harmonia com eles, entendê-los e aprender deles é a filosofia geral da Nova Era.- Isto é o oposto do ensino da Escritura da superioridade do homem sobre os animais (Gn 1:26-27; 2:19). Isto não significa que o homem deva abusar disso, mas ao homem é dada a responsabilidade de cuidar e ser fiel mordomo da criação de Deus (Gn 2:15). Deus cobrará dos cristãos a responsabilidade pela mordomia daquilo que Ele lhes confiou.d) Os seguidores da Nova Era têm um nome para a terra: Gaia. Gaia é para ser reverenciada e respeitada. Alguns seguidores da Nova Era adoram a terra e a natureza.- Isto opõe-se ao ensino da Escritura que diz que não devemos ter qualquer outro deus (Ex 20:3).III) Homem com Deus.Desde que o MNE ensina que o homem é divino por natureza, todas as pessoas, desde que elas vejam a si mesmas assim, serão ajudadas em suas unidade de propósito, amor e desenvolvimento. O objetivo é a plena realização da sua própria divindade. É óbvio que isto contradiz as Escrituras, conforme, Rm 3:10-12: "como está escrito: Não, há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."




666: O número 666 é conhecido pelos cristãos como o número do anti-cristo, que surgirá na terra para governar o mundo, conforme encontramos em Apocalipse 13:8. Para a Nova Era este número tem qualidades sagradas e por isso, deveria ser usado com maior frequência possível para representar a Nova era.



Anarquia: Promove a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema da Nova Ordem Mundial. Usado inicialmente pelos grupos Punk, actualmente os grupos heavy metal também já aderiram. (Rm 13, 1 ou Tt 3,1).
Arco-Íris: O Meio Arco-Íris é um dos símbolos mais usados pela a Nova Era, sendo considerado o seu símbolo principal. Representa a ponte entre a alma humana individual e a “Grande Mente Universal” ou “Alma Universal”, que é Lúcifer. Também é considerado como “Ponte Mental” entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala, governada por Lúcifer. Na Bíblia Sagrada, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.
Besouro: Símbolo que mostra que a pessoa que o usa tem poder e influência dentro do satanismo. (Ap 17, 12-14).



Arco-Íris: O Meio Arco-Íris é um dos símbolos mais usados pela a Nova Era, sendo considerado o seu símbolo principal. Representa a ponte entre a alma humana individual e a “Grande Mente Universal” ou “Alma Universal”, que é Lúcifer. Também é considerado como “Ponte Mental” entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala, governada por Lúcifer. Na Bíblia Sagrada, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.



Besouro: Símbolo que mostra que a pessoa que o usa tem poder e influência dentro do satanismo. (Ap 17, 12-14).
Cabeça de Bode: É um símbolo de zombaria e escárnio em oposição ao cordeiro de Deus que é Jesus Cristo.


Cabeça de Bode: É um símbolo de zombaria e escárnio em oposição ao cordeiro de Deus que é Jesus Cristo.


Casal Transpessoal: Símbolo do fim do casamento representado pela letra ómega, última letra do alfabeto grego. Os adeptos da Nova Era dizem que o ser humano não se deve ligar oficialmente a nenhuma família, mas deve ficar sempre livre para procurar outros parceiros.

Círculo com Ponto: Este sinal é a bandeira de Lúcifer. O círculo representa o planeta Terra como reino de Satanás. O ponto são os homens e sua divinização, instrumentos ao serviço deste reino; o símbolo da energia, que segundo eles, emana para todo o ser.


Corno: Usado em colares, pulseiras, brincos e todo o género de bijutaria ou joalharia, simboliza o afastamento de fluídos negativos, tais como o mau olhado, olho gordo, inveja, etc.


Cornos: Usado por artistas ligados à música e pelos seus fãs. Simboliza o louvor em rituais satânicos.



Cruz com Laço: Representa o desprezo pela virgindade, troca de parceiros conforme a escolha pessoal. O movimento Nova Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos “deuses” promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.


Cruz de Nero: É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de “pé-de-galinha”. Simboliza a “verdadeira” paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços partidos e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. É, também, usado pelos satanistas. Afirmam que a haste quebrada para baixo representava da derrota do Cristianismo. Foi na idade média que este símbolo passou a ter vínculo com Satanás. O ateu britânico, Bertrand Russell, usou-o como símbolo da Paz no final da década de 50 e os movimento hippies também usaram-no na década de 60. Hoje é usado pelos grupos de rock, heavy metal e black metal.


Cruz Invertida: Usado por grupos de Rock e adeptos da Nova Era, é uma ridicularização da cruz de Cristo. É usado também em rituais satânicos.


Cruz Satânica: Ou cruz da confusão. O nome por si já traduz o que significa, qual o seu uso, e objectivo.


Cruz Suástica: Para o movimento Nova Era simboliza o movimento cósmico. A sua conotação é bastante associada à pessoa de Adolf Hitler e seu movimento nazista que dizimou milhões de seres humanos na Segunda Guerra Mundial. A cruz suástica é inspiração de Chamberlain, um vidente satânico e conselheiro de Hitler. Foi ele que inspirou a Hitler as ideias de um reino de terror e poder. A palavra vem do sâncrico svasti “boa fortuna”. Usado desde a antiguidade pelos hindus e budistas para representar felicidade e salvação. É um símbolo do oculto que foi usado na Teosofia desde a época da sua fundadora Helena Petrovana Bbravastky, e pelos satanistas. Foi adoptado por Adolf Hitler, em 1920, como símbolo do nazismo.

Estrela de Cinco Pontas: As duas pontas para cima, significam Lúcifer e seu reino; duas pontas para baixo, significam o homem como deus, no lugar de Deus. É símbolo de adoração a Satanás já estabelecido em várias partes do mundo. Alguns conjuntos musicais de “Rock” adoptam este símbolo para garantir sucesso.


Fita Entrelaçada: Significa que a vida é entrelaçada, continuando em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os adeptos da Nova Era, envolvendo pessoas ou organizações.



Lua e Estrela: Muito comum em roupas, adereços e acessórios decorativos e infantise também em centros espíritas. Simboliza poder para transportar através do cosmos.



Mancha: É uma gota de sangue para escarnecer do sangue redentor de Jesus Cristo.



Neptuno: Simboliza a transformação das crenças. A cruz para baixo significa que todas as crenças serão destruídas para que o planeta Terra seja governado por Maitreya o “Novo Messias”. (Mt 16, 18).


Olho de Hórus: Simboliza o olho de Satanás vendo tudo e chorando por aqueles que estão fora do seu alcance (judeus e cristãos principalmente)



Pirâmide: É tida como elemento que capta a energia cósmica e beneficia as pessoas dando sorte nos negócios. (2 Cor 17-18).



Plutão: Simboliza a união planetária, construção da Aldeia Global, é o novo nascimento do planeta Terra com a união sem fronteiras, acima de credos, cor e raça. Simboliza também a “paz universal “dentro da nova era. (Gn 3, 5)




Raio: É o reconhecimento do poderio de Satanás, senhor, Satã, e a disposição de estar a seu serviço. É também utilizado em marcas de roupas.


Sociedade Teosófica: No alto, a cruz suástica, que simboliza o movimento cósmico; no centro a estrela de David, que representa os processos de involução e evolução; dentro da estrela a cruz com laço, símbolo de perversão sexual, contra a pureza sexual criada por Deus. E, em volta a serpente que representa Satanás.
(Hb 13, 8-9).


SS: Usado por grupos nazistas e grupos de Rock também em roupas, crachás, tatuagens, etc. Simboliza o louvor e invocação de Satanás.



Unicórnio: É o símbolo da liberdade e promiscuidade sexual. O Unicórnio medieval é um símbolo de poder, o que o chifre essencialmente expressa, mas também de luxo e de pureza. (Gl 5, 13, 1 Pd 4,3)

Úrano: Simboliza o amor à natureza que se expressa através dos movimentos ecológicos. Urano é a harmonia com o cosmos, adoração à deusa Gaia (personificação da Terra), a que chamam o “Lado feminino de Deus”.



Fido Dido: Uma deturpação e vulgarização da imagem do homem como filho de Deus. Representado pela figura de um ser humano com os cabelos arrepiados, olhar de espanto, fisionomia de terror; um estado de loucura, de muito louco. Muito usado em camisetas. Vez por outra ouve-se gritos histéricos de jovens em determinados programas televisivos ou em outros eventos: “tô possuído”, “tô possuído”; “tô muito louco”, ao mesmo tempo em que as pessoas balançam o corpo de forma desengonçada como se estivessem tresloucadas ou possuídas.

Borboleta: A borboleta é o símbolo próprio dos adeptos da Nova Era. Como a lagarta entra no casulo e se transforma numa borboleta, assim a humanidade passa de uma era antiga, influenciada pelo cristianismo, para uma era onde Cristo não será mais adorado (Cl 2, 8-9).
Pomba com Ramo: Embora de uso legítimo pelo Cristianismo, a Nova Era usa como símbolo de sua paz, na esperança de que as águas de Peixes sequem para dar lugar à Era de Aquário, sem influência da paz pregada pelo cristianismo (Jo 14,27). Deve se tomar muito cuidado no contexto em que é apresentado o símbolo, pois ele também tem uma significação cristã.


Estrela de Davi em Círculo: É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com a força cósmica - Deus não cristão (1 Cor 8, 5).


Hexagrama x Estrela de Davi: No hexagrama, os triângulos são independentes e entrelaçados. O triângulo que aponta para baixo apresenta a involução da energia divina que desce às formas mais boçais, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a evolução dos seres a se tornarem deuses (Gn 3, 5).


Lua Celta: Amuleto de proteção. Os Celtas paganizaram muitos dos símbolos cristãos, sob a roupagem de adaptação cultural do cristianismo (2 Mc 10, 1 ou Sl 90, 4).



Triskle Celta (Símbolo celta): Associado aos quatro elementos básicos da natureza - a terra, o fogo, o ar e a água - , o triskle celta é o símbolo que sintetiza toda a sabedoria desse povo. Ele representa as três faces da mulher, considerada a expressão máxima da natureza: a anciã, a mãe e a virgem. Usado como talismã, esse objeto atrai as três principais qualidades femininas - ou seja, a intuição, a ternura e a beleza - e ajuda a obter proteção contra todos os males. A divindade relacionada a esse talismã é a própria natureza, cultuada pelos celtas (1 Cor 8,5 ou 10, 20 ou 12, 2).

Cruz Celta: Associada à coragem e ao heroísmo, a cruz celta ajuda a superar obstáculos e a conquistar vitórias graças aos próprios esforços. Atrai reconhecimento, fama e riqueza, mas essas bênçãos só são garantidas para quem trabalha com afinco e dedicação. Por isso, a cruz celta também concede força de vontade e disposição. A divindade relacionada a esse talismã é Lug, o Senhor da Criação na mitologia celta.


Chalice Well: Associado aos poderes mágicos, o chalice well representa o poço do Glastonbury, no fundo do qual estaria escondido o Santo Graal - o cálice usado por Cristo na última ceia. É um objeto da tradição celta mais recente, pois remonta o início da Era Cristã e ao período medieval. Usado como talismã, atrai proteção e facilita a comunicação com os seres elementais - fadas, gnomos, ondinas, silfos, salamandras e duendes. Não há uma divindade associada a esse talismã, porque ele se identifica com o cristianismo (incorporado pelos celtas), não tendo, portanto, uma ligação direta com o druidismo nem com a mitologia celta primitiva.


Cruz de Caravaca: Muitas vezes utilizado como talismã, amuleto, ou como símbolo cabalístico em rituais mágicos. Adotado pelos cruzados, templários e missionários como símbolo de proteção. Esotéricos e bruxos também a usam em seus rituais. O problema reside em se distanciar do que realmente representa – Jesus e usa-se como amuleto (1 Tes 2, 4).


Espiral: Simboliza o conceito de crescimento, expansão e energia cósmica. Para os antigos habitantes da Irlanda, a espiral representava o sol (Jo 4, 22).



OM: É o símbolo universal da Yoga, e quando pronunciado se torna o mais poderoso dos mantras. O "Om" é considerado a origem e o fim de todos os verbos. Nele o universo se cria, se conserva e se dissolve. É o som-semente que desenvolve o centro de força da "Terceira Visão", responsável pela intuição, meditação e pelos fenômenos da telepatia e clarividência. O "Om" é considerado o som mais próximo da palavra divina, e a origem de todas as demais.



Olho de Lúcifer: É um olho dentro de um triângulo. Simboliza o olhar de satanás sobre as finanças do mundo - ver nota de um dólar - (Lc 16, 13). Também usado pela maçonaria, é o olho de tudo vê (Apenas Deus é onipresente).


Tridente: Tridente – Espécie de garfo gigante com três pontas; representa a maneira como o diabo segura e fere fortemente suas vítimas; muito usado em rituais de magia negra (Jo 8, 44). Simboliza uma aliança com o poder das trevas (1 Cor 10, 21).



Yin-Yang: Representa o equilíbrio, unidade, entre as forças contrárias: negativo e positivo, bem e mal, preto e branco. O bem e o mal é a mesma coisa, apenas são vibrações altas ou baixas. Assim, a Nova Era afirma que Deus e Lúcifer se completam, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina (3 Jo.1, 11).




Serpente: Assim como o dragão e o escorpião, é associada ao próprio satanás. (Ap 20,2; Lc 10, 18-19)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

4 Response to "Nova Era"

  1. sandrinha lindinha says:
    25 de novembro de 2009 às 02:49

    oi..meu nome é Sandra.eu amei o signficado desses sinbolos..muito bom..amei esse blog..maravilhoso..benção msm..bjuss..Lirio vc é maravilhosa...

  2. Michel Antunes Simões says:
    31 de janeiro de 2010 às 05:53
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  3. Deus é Fiel. says:
    18 de fevereiro de 2010 às 10:24

    essa é a tua opinião, mas tu podes ter certeza que eu pesquisei muito antes de postar a respeito desses simbolos, e tenho certeza do que significa cada um agora se você prefere ficar com essa opinião tudo bem ela é sua, direito seu.. mas saiba Jesus te ama e tem um plano na sua vida agora cabe a você querer ou não, mas independente de qualquer coisa ou da tua opinião Deus é Deus e isso NUNCA vai mudar, porque ele está acima de tudo!

  4. Deus é Fiel. says:
    18 de fevereiro de 2010 às 10:26

    e além do mais meu intuito aqui não é ofender ninguém e sim falar da palavra de Deus.

Postar um comentário


por mais que o inferno invista p te destruir não esqueça que o sacrificio dele foi bem maior, então ainda que a luta esteja difícil e a solução pareça ser desistir, olhe para a cruz de Jesus e lance sobre Ele todo o teu fardo e fazendo assim terás a vitória.